top of page

Obstrução benigna da próstata e retenção urinária


O estudo Management of Urinary Retention in Patients with Benign Prostatic Obstruction: A Systematic Review and Meta-analysis, publicado na edição de maio do European Urology, o jornal official da Associação Europeia de Urologia (EAU), promoveu uma revisão das evidências para o manejo de pacientes com retenção urinária decorrente de obstrução prostática benigna (UR/BPO), avaliando os tratamento farmacológicos e não farmacológicos descritos nas diretrizes da EAU.

A pesquisa foi realizada até 22 de abril de 2018, usando as plataformas CENTRAL, MEDLINE, Embase, ClinicalTrials.gov e International Clinical Trials Registry Platform, da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Síntese de evidências

A pesquisa incluiu 2.074 citações incluídas em 21 diferentes estudos, que trouxeram algumas evidências de que o uso de bloqueadores α1 (alfuzosina e tansulosina) pode melhorar a resolução da UR/BPO, aumentando as taxas de sucesso do teste sem cateter. No entanto, a maioria dos tratamentos não-farmacológicos não foi avaliada nestes pacientes, portanto as evidências são inconclusivas sobre seus benefícios e reações adversas.

Outras informações sobre o estudo estão disponíveis em https://www.europeanurology.com/article/S0302-2838(19)30092-2/fulltext

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page