Infecção Urinária: Sintomas e Tratamentos
Uma infecção do trato urinário (ITU), ou infecção urinária, é uma infecção em qualquer parte do seu sistema urinário – seus rins, ureteres, bexiga e uretra. A maioria das infecções envolve o trato urinário inferior – a bexiga e a uretra.
As mulheres estão em maior risco de desenvolver uma ITU do que os homens. Infecção limitada a sua bexiga pode ser dolorosa e irritante. No entanto, graves consequências podem ocorrer se uma infecção do trato urinário se disseminar para os rins.
Os médicos geralmente tratam infecções do trato urinário com antibióticos. Mas você pode tomar medidas para reduzir suas chances de obter uma infecção do trato urinário em primeiro lugar.
Sintomas
As infecções urinárias nem sempre causam sinais e sintomas, mas quando o fazem, podem incluir:
Um forte e persistente desejo de urinar
Sensação de ardor ao urinar
Passando frequente, pequenas quantidades de urina
Urina que parece turva
Urina que aparece vermelha, rosa brilhante ou cor de cola – um sinal de sangue na urina
Urina com cheiro forte
Dor pélvica, em mulheres – especialmente no centro da pélvis e ao redor da área do osso púbico
ITUs podem ser negligenciadas ou confundidas com outras condições em adultos mais velhos.
Tipos de infecção do trato urinário
Cada tipo de ITU pode resultar em sinais e sintomas mais específicos, dependendo de qual parte do seu trato urinário está infectada.
Rins (pielonefrite aguda)
Sinais e sintomas:
Dor nas costas superior e lateral (flanco)
Febre alta
Tremores e calafrios
Náusea
Vômito
Bexiga (cistite)
Sinais e sintomas:
Pressão pélvica
Desconforto no abdômen inferior
Micção frequente e dolorosa
Sangue na urina
Uretra (uretrite)
Sinais e sintomas:
Queimação com micção
Causas
Infecções do trato urinário geralmente ocorrem quando as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga. Embora o sistema urinário seja projetado para impedir a entrada de invasores microscópicos, essas defesas às vezes falham. Quando isso acontece, as bactérias podem se fixar e se transformar em uma infecção completa no trato urinário. As ITUs mais comuns ocorrem principalmente em mulheres e afetam a bexiga e a uretra.
Infecção da bexiga (cistite). Este tipo de ITU é geralmente causado por Escherichia coli (E. coli), um tipo de bactéria comumente encontrada no trato gastrointestinal (GI). No entanto, por vezes, outras bactérias são responsáveis.
A relação sexual pode levar à cistite, mas você não precisa ser sexualmente ativo para desenvolvê-la. Todas as mulheres estão em risco de cistite por causa de sua anatomia – especificamente, a curta distância da uretra ao ânus e a abertura da uretra para a bexiga.
Infecção da uretra (uretrite). Este tipo de ITU pode ocorrer quando as bactérias GI se espalham do ânus para a uretra. Além disso, como a uretra feminina está próxima da vagina, as infecções sexualmente transmissíveis, como herpes, gonorreia, clamídia e micoplasma, podem causar uretrite.
Prevenção
Você pode tomar essas medidas para reduzir o risco de infecções do trato urinário:
Beba muitos líquidos, especialmente água. Beber água ajuda a diluir a urina e garante que você vai urinar com mais frequência – permitindo que as bactérias sejam liberadas do trato urinário antes que uma infecção possa começar.
Beba suco de cranberry. Embora os estudos não sejam conclusivos de que o suco de cranberry previne as ITUs, provavelmente não é prejudicial.
Limpe da frente para trás. Fazê-lo depois de urinar e após um movimento intestinal ajuda a evitar que as bactérias na região anal se espalhem para a vagina e para a uretra.
Esvazie sua bexiga logo após a relação sexual. Além disso, beba um copo cheio de água para ajudar a liberar as bactérias.
Evite produtos femininos potencialmente irritantes. Usar sprays desodorantes ou outros produtos femininos, como duchas e pós, na área genital pode irritar a uretra.
Mude o seu método de controle de natalidade. Os diafragmas, ou preservativos não lubrificados ou tratados com espermicida, podem contribuir para o crescimento bacteriano.
Tratamento
Antibióticos geralmente são o tratamento de primeira linha para infecções do trato urinário. Quais medicamentos são prescritos e por quanto tempo dependem do seu estado de saúde e do tipo de bactéria encontrado na sua urina.
Infecção simples
Frequentemente, os sintomas desaparecem dentro de alguns dias de tratamento. Mas você pode precisar continuar com antibióticos por uma semana ou mais. Tome todo o curso de antibióticos, conforme prescrito.
Para uma ITU não complicada que ocorre quando você está saudável, seu médico pode recomendar um tratamento mais curto, como tomar um antibiótico por um a três dias. Mas se esse curto período de tratamento é suficiente para tratar sua infecção depende de seus sintomas particulares e do histórico médico.
Seu médico também pode prescrever uma medicação para dor (analgésico) que entorpece sua bexiga e uretra para aliviar a queimação ao urinar, mas a dor geralmente é aliviada logo após o início de um antibiótico.
Infecções frequentes
Se você tem ITUs frequentes, seu médico pode fazer algumas recomendações de tratamento, tais como:
Antibióticos de baixa dose, inicialmente por seis meses, mas às vezes por mais tempo
Autodiagnóstico e tratamento, se você ficar em contato com seu médico
Uma dose única de antibiótico após a relação sexual, se as suas infecções estão relacionadas com a atividade sexual
Terapia de estrogênio vaginal se você estiver na pós-menopausa
Infecção grave
Para uma ITU grave, você pode precisar de tratamento com antibióticos intravenosos em um hospital.
Fonte: OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde / OMS (Organização Mundial da Saúde) - https://www.opas.org.br/remedios-para-infeccao-urinaria-sintomas-e-tratamentos/