top of page

Em autobiografia, Elton John revela risco de morte após diagnóstico de câncer de próstata, em 2017

Depois de Rod Stewart, outro ídolo da música revela drama vivido por complicações após cirurgia para tratamento da doença

Às vésperas do início de mais uma campanha Novembro Azul, de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, mais um ídolo da música mundial vem a público revelar um drama pessoal.

Em sua autobiografia lançada recentemente, Me: Elton John Official, o cantor revela ter atravessado sérios problemas de saúde em 2017, pouco tempo depois de ter se submetido a uma cirurgia para a retirada de um câncer de próstata.

Diagnosticada precocemente em exames de rotina, a doença estava ainda em estágio inicial, não necessitando de quimio ou radioterapia. No entanto, Elton John teve complicações raras relacionadas à cirurgia, que o levaram novamente ao centro cirúrgico.

A suspeita que algo estava errado começou ainda durante sua turnê pela América do Sul, com passagem pelo Brasil, no mês de abril, culminando na interrupção de sua turnê em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Entre a vida e a morte, com uma infecção ocasionada pelo vazamento de fluidos de seus linfonodos, Elton John ficou internado por 11 dias. Precisou, ainda, de cerca de dois meses de reabilitação em casa, até estar completamente curado.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) previu 68 mil novos casos em 2018, com 15 mil mortes.

Diagnóstico e tratamento

Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores serão as chances de cura. Quando descoberta em estágio inicial, a doença pode ser tratada de forma menos invasiva, com menos chances de efeitos adversos e recuperação muito mais rápida.

É o caso da cirurgia robótica, que já conta com especialistas certificados para a sua realização no país.

“A cirurgia realizada com o auxílio do robô proporciona melhor recuperação, menor perda sanguínea e menos complicações ao paciente. No caso da prostatectomia radical para câncer de próstata, a técnica reduz as chances de incontinência urinária e disfunção erétil”, explica o especialista.

O Dr. Marcelo é um dos médicos urologistas que possui certificação para a realização de cirurgias robóticas em São Paulo, conferida pela Intuitive Surgical, líder global do setor. A indústria é a fabricante do cirurgião-robô Da Vinci, utilizado também nas cirurgias para o tratamento do câncer de próstata.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page