top of page

Atividade física pode reduzir efeitos colaterais de tratamento para câncer de próstata


Estudo publicado na edição de abril da revista BJU International revelou que homens que passaram por bloqueio hormonal ou terapia de privação androgênica (ADT, do inglês androgen deprivation therapy) para tratamento de câncer de próstata avançado podem reduzir os efeitos colaterais com a prática regular de atividade física de curta duração.

Os efeitos colaterais comuns deste tipo de terapia incluem ganho de peso, perda de massa muscular, redução do condicionamento físico, fadiga e queda na qualidade de vida, e geralmente iniciam poucos meses após o início do tratamento.

No estudo, os pesquisadores do Departamento de Urologia da Universidade de Norfolk e Norwich, no Reino Unido, recrutaram 50 homens com diagnóstico de câncer de próstata, com indicação de ADT. Metade deles realizou, paralelamente ao tratamento, duas sessões de exercícios supervisionados por semana, durante três meses. Os exercícios eram realizados ao longo de uma hora, incluindo atividade aeróbica e de resistência.

Após o período inicial, o grupo continuou os exercícios por conta própria por mais três meses. Os pacientes que integraram o grupo de exercícios apresentaram melhora significativa nos efeitos colaterais comuns da ADT em comparação com os do grupo de controle, que não participaram do programa de exercícios. Os benefícios dos exercícios permaneceram mesmo após os seis meses de observação, incluindo menor risco de doença cardíaca e melhora na qualidade de vida.

Estes resultados são especialmente importantes, pois os efeitos colaterais que acompanham um tratamento de câncer de próstata geralmente permanecem além dos primeiros meses.

“Esse estudo fala especificamente dos tumores de próstata que tiveram recorrência, mas sabe-se que o exercício melhora a condição dos pacientes com outras comorbidades também”, explica o Dr. Marcelo Lorenzi, médico urologista do Centro Integrado de Urologia (CIU).

O estudo completo está disponível em:

https://bjui-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/bju.14922

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page