Câncer de próstata: novo medicamento para casos agressivos e resistentes

Um novo medicamento testado em um ensaio clínico revelou um efeito poderoso no tratamento de homens com câncer de próstata, cujos níveis de antígeno específicos da próstata seguiam aumentando, mesmo com a terapia hormonal.

Segundo o estudo publicado esta semana na revista científica The New England Journal of Medicine, a substância enzalutamida revelou possuir um efeito poderoso contra um tipo específico de câncer de próstata.

O medicamento, que já é aprovado e utilizado nos Estados Unidos para o tratamento do câncer de próstata metastático resistente a castração (CPRC), foi agora testado na doença agressiva, mas não metastática. No ensaio clínico de fase III, patrocinadas pelas indústrias farmacêuticas Pfizer e Astellas Pharma, a enzalutamida mostrou reduzir o risco de metástase ou morte em 71% quando comparado com placebo.

O medicamento está atualmente sob revisão nos Estados Unidos para que seja aprovado também para estes casos da doença.

Segundo a autora principal do estudo, Profa. Dra. Maha Hussain, da Northwestern University Feinberg School of Medicine, em Chicago, nos Estados Unidos, a droga não apenas reduziu a disseminação do câncer, mas também reduziu muitos outros efeitos relacionados à doença.

Para ver o estudo completo acesse www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMoa1800536