top of page

Varicocele: com alta prevalência entre os homens, pode levar à infertilidade se não tratada precoce


A varicocele é hoje uma das principais causas de infertilidade masculina. O problema é pouco conhecido e o homem geralmente descobre em exames de rotina, ou quando deseja ter filhos e a gravidez da parceira não acontece.

Cerca de 15% da população masculina tem varicocele em algum grau, surgindo em diferentes idades. O Dr. Marcelo Lorenzi Marques, do Centro Integrado de Urologia (CIU), alerta que nem todos os homens com varicocele terão problemas de infertilidade ou necessitarão de cirurgia. O tratamento é indicado somente em alguns casos.

“Apenas cerca de 20% dos pacientes com varicocele terão indicação cirúrgica, sendo sempre indicada quando diagnosticada durante a adolescência e em adultos com alteração da qualidade seminal ou redução do volume do testículo acometido, geralmente do lado esquerdo apenas.”

Em alguns casos, quando ocorre alteração da qualidade seminal em grau acentuado, a cirurgia nem sempre proporcionará a normalização dos níveis de espermatozóides. Ainda assim, pode ser indicada na tentativa de abrandar um grau acentuado de infertilidade e, dessa forma, facilitar um eventual processo de reprodução assistida.

Quando diagnosticada na fase adulta e sem alteração seminal, a orientação é apenas o monitoramento periódico por meio da realização de espermograma, para verificação de eventual alteração, com indicação cirúrgica sempre que houver declínio da fertilidade, antes de ocorrer uma queda acentuada e, muitas vezes, irreversível.

“Enquanto os exames estiverem normais, a cirurgia não será necessária, exceto se for diagnosticado ainda na adolescência, quando a cirurgia é sempre indicada”, explica o especialista.

Por este motivo, em caso de suspeita, o Dr. Marcelo orienta que um médico urologista seja procurado o quanto antes. “Sem o tratamento adequado, a varicocele pode causar lesões testiculares permanentes, que levam à infertilidade e não podem ser revertidas nem mesmo com a cirurgia”.

Temperatura ideal

Os testículos são os órgãos que fabricam os espermatozoides, mas para isso, a temperatura deve estar ligeiramente mais baixa que a temperatura corporal.

Não está muito bem definida a relação entre a infertilidade e a varicocele, mas considera-se que, por conta da dilatação anormal das veias que drenam o sangue proveniente dos testículos, principalmente o esquerdo, haja alteração da circulação sanguínea normal, com consequente aumento da temperatura, superaquecendo os testículos.

Com este aquecimento, a produção, movimentação e vitalidade dos espermatozóides diminuem, prejudicando a fertilidade.

Sabe-se, porém, que apesar disso, apenas a minoria dos pacientes acometidos evoluem com alteração seminal.

Outro agravante é o armazenamento de substâncias tóxicas pelo sangue por não circular corretamente, que também prejudica a produção de espermatozoides.

Diagnóstico e tratamento

Segundo o especialista, além da infertilidade, os homens com varicocele também chegam ao consultório com queixas de sensação de peso ou alteração do volume escrotal.

“A dor só ocorre em graus acentuados, e é uma dor bem característica, vespertina, que lembra muito as dores de varizes de membros inferiores, com sensação de peso e cansaço, que melhora quando o paciente senta ou deita, porque facilita o retorno venoso.”

Para diagnosticar a varicocele, o Dr. Marcelo explica que uma simples consulta ao urologista é suficiente. E caso confirmada, exames complementares poderão ser solicitados para verificar o comprometimento da fertilidade.

Em caso de necessidade de tratamento cirúrgico, vale destacar que a melhora da qualidade seminal não será imediata. Após um intervalo de seis meses a um ano após a cirurgia, nova avaliação será realizada para verificar se houve melhora.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page