Finasterida pode reduzir com segurança o risco de câncer de próstata

A finasterida, medicamento muito utilizado no tratamento da hiperplasia prostática benigna, ou seja, aumento da próstata, e em alguns casos de calvície, é também uma maneira segura e eficaz para reduzir o risco de câncer de próstata, de acordo com as conclusões do novo estudo publicado esta semana no New England Medical Journal.

O estudo foi financiado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estado Unidos e envolveu cerca de 19 mil homens, inicialmente entre 1993 e 1997.

Neste primeiro momento do estudo, descobriu-se que o medicamento, que atua como um bloqueador de hormônios, foi capaz de reduzir o risco de câncer de próstata em 25%. Esses achados foram publicados em 2003.

Mesmo com estes resultados, os pesquisadores seguiram acompanhando os participantes e verificaram os efeitos na redução do risco de câncer de próstata. Ao final do estudo, menos de 100 homens morreram vítimas de câncer de próstata em mais de duas décadas de acompanhamento.

A conclusão dos pesquisadores descarta as preocupações existentes no início do estudo, de que pacientes em tratamento com este medicamento poderiam apresentar maior risco de desenvolver tipos de câncer mais agressivos.

O estudo completo pode ser lido em https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc1809961