Disfunção sexual e câncer de próstata

Uma pesquisa promovida pelo The Lancet Oncology, em parceria com a Universidade de Leeds, no Reino Unido, revelou que os problemas sexuais são comuns em homens diagnosticados com câncer de próstata, independentemente do estágio da doença ou da idade do paciente.

Mesmo após o tratamento da doença, 81% dos homens confirmaram a disfunção sexual. No entanto, mais da metade (56%) dele não havia recebido qualquer suporte para este problema.

A disfunção erétil é um efeito colateral conhecido no tratamento do câncer de próstata, o que levou o Prostate Cancer UK e a Movember Foundation a financiar a pesquisa. De acordo com as instituições, o mais preocupante, neste caso, é a falta de acompanhamento profissional para enfrentar o problema relatada pelos pacientes.

É importante que os homens possam falar sobre esta situação sem constrangimento, e que os profissionais de saúde investiguem os problemas sexuais após o tratamento, sinalizando aos pacientes para a possibilidade de apoio adequado em caso de necessidade.

O estudo, chamado Life After Prostate Cancer Diagnosis (Vida após o Diagnóstico do Câncer de Próstata), envolveu mais de 30 mil homens em todo o Reino Unido, reunindo pesquisadores das universidades de Leeds, Queen's Belfast, Southampton e Oxford Brookes, e da Public Health England.

O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens, com aproximadamente 400 mil pacientes vivendo com a doença, em tratamento ou já curados, no Reino Unido.