top of page

31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco


O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio foi criado em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

Segundo o INCA, o consumo do tabaco é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão e importante fator de risco para diversas outras doenças, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou a tuberculose, dentre outras.

Além disso, a exposição involuntária à fumaça do tabaco, em curto período, pode acarretar reações alérgicas — rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma.

Em adultos expostos por longos períodos, o tabagismo passivo pode levar ao infarto agudo do miocárdio, câncer do pulmão e DPOC.

Para as crianças, a exposição passiva aumenta o número de infecções respiratórias.

Bebês expostos ainda no útero às toxinas da fumaça do tabaco, seja por meio do tabagismo materno ou da exposição materna ao fumo passivo, podem apresentar redução do crescimento e da função pulmonar.

Mais informações sobre o tabagismo, a campanha e também orientações para quem deseja parar de fumar, estão disponíveis no site https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/tratamento.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page