top of page

13 de março: Dia Mundial do Rim


Anualmente, na segunda quinta-feira de março é comemorado o Dia Mundial do Rim. Este ano, o dia 13 de março foi lembrado por diversas organizações mundiais, destacando especialmente o aumento dos casos de doenças renais em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Sob o tema “Rins saudáveis”, o objetivo foi alertar e orientar a população sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, como o consumo de bastante água, mudança de estilo de vida e autocuidado das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade.

Entre as doenças renais, vale destacar que uma das mais comuns é o cálculo renal, ou ‘pedras nos rins’. Segundo o Dr. Marcelo Lorenzi, do Centro Integrado de Urologia (CIU), estas massas duras formadas por minerais, especialmente o cálcio, são originadas a partir da cristalização de partículas. Isto acontece pelo aumento da concentração destes minerais, que estão presentes naturalmente na urina.

As causas, explica o médico urologista, podem ser diversas, desde a falta de ingestão adequada de líquidos, até inflamações, problemas na próstata ou na bexiga, utilização de cateter urinário, entre outros.

Em caso escurecimento da urina, ardor urinário, frequência urinária elevada e, principalmente, dor lombar intensa, tipo cólica, que pode ser acompanhada de náuseas e vômitos, é importante procurar atendimento médico com urgência.

Mais informações sobre os cálculos urinários em https://goo.gl/KpbuHc.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page